quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Árbitros avançam para a greve

Os árbitros internacionais portugueses que ontem à noite estiveram presentes numa reunião com a APAF decidiram por unanimidade que não apitarão jogos da 10.ª jornada, entre 5 e 8 de Novembro e na qual se inclui o clássico FC Porto-Benfica.
À margem desta decisão, ao que A BOLA apurou, alguns árbitros de primeira categoria já teriam pedido dispensa de arbitrar jogos da 10.ª jornada.
O movimento teve início quando se soube que todos os árbitros, incluindo os das Distritais, começarão a pagar, a partir de 2011, 183 euros de Segurança Social (caso não descontem já por outra actividade), ao mesmo tempo que farão retenção na fonte de 20 por cento do que ganham na arbitragem — a maior parte recebe menos de 200 euros. Para a APAF, a medida pode significar o fim dos árbitros em Portugal.
«Os árbitros internacionais estão solidários com o protesto. Coincidir com o FC Porto-Benfica é mero acaso», disse o árbitro Duarte Gomes a A BOLA.
A luta dos árbitros chega a este ponto como forma de pressão sobre o Governo, a quem há muito vem sendo solicitado um regime de excepção, em especial para os jovens árbitros e árbitros em início de carreira, mas do qual não obtiveram qualquer resposta até ao momento. Ora, perante o silêncio, nomeadamente do secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, a APAF parece agora disposta a radicalizar a luta, até porque o novo código contributivo entrará em vigor já em Janeiro de 2011.

E na A.F.Beja haverá árbitros a pedirem também dispensa em massa?

2 comentários:

Anónimo disse...

Na AFB, parece não haver qualquer alteração em Janeiro, ou então não é para nos preocuparmos, porque até então a nivel distrital ninguem desconta um centimo, não se compreende é o silencio por parte de quem manda

Anónimo disse...

voltam a falar sem saber....sim 90% dos árbitros vamos fazer greve e digo mais vou ver jogos aqui por perto para assistir aos que nos chamam tantos nomes aos fins de semana ...lol....vai ser um fartote