quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Quadro de Árbitros Fut 11 Distrital - Análise

  • Análise e expectativas para a presente temporada
Quadro A
Constituído por 18 elementos é o chamado quadro de elite da arbitragem bejense. Dali sairão os 2 homens que tentarão a subida ao Quadro Nacional da 3ª Categoria.
Excluímos José Silva e José de Sá, porque tem 31 anos (completam 32 durante a temporada), e embora ainda tenham idade para estar neste quadro já não podem ser promovidos como árbitros. Diremos que Ana Gonçalves, até agora inactiva nesta temporada também não entra nessas contas e que os elementos vindos do quadro B - Edgar Ramos, Luís Martins e Rúben Rochinha dificilmente chegarão aos primeiros lugares, serão sempre uns outsidres, que necessitam ganhar mais rodagem.
Sobram 12. Desta dúzia os mais fortes concorrentes serão André Baltasar, Bruno Vieira, César Leitão, David Tomé e Filipe Aurélio. Os últimos dois já tiveram na 3ª Categoria, os outros já prestaram provas de subida, os 3 como suplentes e nenhum vingou.
Restam 7 elementos a considerar, sendo que Luís Diogo e David Tripa poderão ser os cabeças de série do grupo dos perseguidores, com provas dadas em campo e de valor assegurado, mas que tardam em se assumir definitivamente. Ricardo Diogo, Dário Dias e António Guerreiro tem capacidade no terreno, mas pouca valência teórica, ou trabalham a 300% neste item ou marcarão novamente passo.
Gonçalo Martins quererá melhorar e manterá o seu empenho, muitos tivessem a sua vontade. Cristiano Bexiga também tem o seu futuro em dúvida, pois diz-se terá abraçado outras funções que não as de árbitro, mas se estiver no activo embora candidato terá que ganhar método de trabalho, e empenhar-se a fundo, tendo com toda a certeza muitas chances de fazer um brilharete.
Quem tiver aspirações de subida é bom não claudicar nas provas finais, onde a grande maioria nunca atinge os 70 pontos mínimos na prova escrita.

Quadro B
Última época para Joaquim Serpa e Vítor Cardeira, ambos com 48 anos de idade, e mais de 20 na arbitragem. Será justa uma homenagem a estes homens no final da temporada.
Deste quadro de 18 elementos vimos mais passado que futuro, apenas Válter Canhita e Norberto Tomé poderão seguir na próxima época para o Quadro A. Todos os outros tem mais que 32 anos e poucas aspirações de carreira, um posto de árbitro assistente de um árbitro de 3ª Categoria é o máximo, e será essa a luta de todos, subir o seu "chefe de equipa".
É o quadro dos velhos do restelo, sem ofensa. Os campeonatos realizam-se muito com o contributo destes senhores, que servem também de cicerones aos mais jovens, de professores. São uma verdadeira mais valia, indispensável!

 
Provável Quadro de Árbitros Assistentes
Do Quadro A e B sairão os homens que tenham entre 27 e 34 anos, com mais de uma época de 1ª Categoria que voluntariamente queiram tentar a subida ao Quadro Nacional de Árbitros Assistentes.
Não é difícil adivinhar quem serão os candidatos: José Silva e António Coimbra (já estiveram nesse quadro e tentarão regressar), Sérgio Teixeira - crónico candidato na última tentativa devido à idade, e José de Sá que na última época falhou por muito pouco. Teremos uma luta renhida, que será discutida ao sprint até à reta da meta.
Poderá haver uma surpresa e a estes 4 juntar-se mais um elemento! A ver vamos.
É uma possibilidade por vezes menosprezada pelos árbitros, mas uma excelente opção de carreira. Subir ao quadro de Árbitros Assistentes de 2ª é estar a um passo da Liga.

Boa época a todos os senhores Árbitros.
Em meados de Maio de 2011 os melhores serão premiados pelo seu esforço e qualidade!

Sem comentários: