quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Entrevista com Drº Hugo Lança Silva*

* - Presidente do Conselho de Disciplina da A.F.Beja

Arbitragem de Futebol e Futsal - Quem é o Dr. Hugo Silva, apresente-se em traços gerais como homem e dirigente associativo.
Hugo Lança Silva - Sou um académico! Por vezes quando fazemos algo durante demasiados anos, quase que aquilo que somos se confunde com o que fazemos; no meu caso admito que haja alguma verdade nesta premissa! E não me consigo imaginar como dirigente associativo: sou apenas um jurista, que durante dois anos também vai ter de aplicar Direito a factos relacionados com o futebol distrital!

AFF - Considera-se um homem do futebol? Como se deu a sua entrada há uns anos atrás na Associação de Futebol de Beja?
HLS
- Não sou um homem do futebol: em miúdo joguei à bola sem demasiado talento e por razões de saúde deixei de jogar! Hoje sou um futebolista de sofá! Entrei na AFB por convite do Dr. Dionísio, para o Conselho Disciplina, porque se tratavam de questões jurídicas, não de questões futebolísticas!

AFF - Esteve entretanto afastado e regressa agora pela mão do Dr. José Ramalho, acredita no homem e no projecto apresentado?
HLS - Só aceitei porque acredito no Homem! Foi meu Presidente durante uma década e conheço a sua seriedade e capacidade de trabalho! Reconheço que não tem experiência no futebol, mas traz consigo anos de exigente experiência profissional! E muita vontade!

AFF - Quais são as principais dificuldades para quem está no Conselho de Disciplina semana após semana a decidir alguns casos do futebol distrital?
HLS - As dificuldades típicas de aplicar Direito: nem sempre é fácil aplicar uma pena a factos que não presenciámos, com base nos testemunhos de terceiros! Mas não dramatizo: é simples ser membro do Conselho de Disciplina!


AFF - Que conselhos deixa aos árbitros para que possam facilitar o seu trabalho?
HLS - Os conselhos que deixo aos árbitros são os mesmos que todos os anos dou aos meus alunos: honestidade, trabalho e humildade! Os resultados aparecem depois!

AFF - Qual a sua opinião acerca da arbitragem distrital? Está de boa saúde? E o futebol distrital? Poderá fazer uma analogia entre os dois mundos?
HLS - Não vou comentar! Não tenho posições públicas sobre arbitragem regional! Se um dia tiver algo a dizer será em privado!

AFF - Concorda com a introdução das novas tecnologias no futebol para evitar alguns erros dos árbitros?
HLS - Mitigadamente! Admito sensores na baliza para averiguar se a bola entrou ou não! Mas recorrer ao vídeo, parar o jogo e ir ver as imagens, parece-me um caminho perigoso! E não acaba com os erros! Quantas e quantas vezes chegamos a quinta-feira com opiniões divergentes sobre um possível penalty ao Domingo? O erro faz parte do jogo!


Um abraço e bom trabalho
PS - NO BI sou Hugo Silva, mas esqueço-me: em regra chamam-me Hugo Lança

Sem comentários: