segunda-feira, 28 de junho de 2010

Futsal distrital - Ponto de Situação

O Futsal como modalidade competitiva oficial na A.F.Beja surgiu na época 2002/03 com 7 equipas na altura e foi o Guadiana de Mértola o primeiro vencedor, quer do campeonato, quer da taça de distrito. Por sua vez foi também o nosso primeiro representante na 3ª Divisão Nacional.
8 épocas passaram desde então e nunca conseguimos chegar sequer à dezena de equipas, existindo apenas competição sénior masculina. É um campeonato curto com pouco mais de uma dúzia de jogos. Na última época foram introduzidas algumas alterações com o surgimento dos play offs e da taça a duas mãos, esticando um pouco a temporada.
A hora dos jogos e o dia não é o mais convidativo - 6ª Feira às 21h30 - para o aparecimento de novas equipas. Condições económicas dos clubes também não ajudam. Em termos de infra-estruturas não será o principal problema. Basta enumerar alguns concelhos como Serpa, Cuba, Mértola, Odemira, Ferreira do Alentejo por exemplo com pavilhões em condições e ainda assim não possuindo equipa nesta modalidade.

Para que serve esta introdução?
Para fazermos a ponte para a arbitragem.
Tínhamos tido uma dupla de árbitros na 3ª Categoria Nacional - Jaime Vieira e João Lagoas, no virar do milénio, tivemos depois Ricardo Cabecinha 2 épocas 2004/06. Em 2008 subiu Daniel Lança e no ano passado Adão Henriques. Desde 2007 temos o observador José Teodósio. Em 2008 também esteve por lá Mário Burrica.
Com o débil quadro competitivo existente como melhorar a competência dos árbitros se a exigência em termos desportivos não é intensa? Complicado.
Foram já realizados 3 cursos de árbitros, muitos curiosos aparecem para ficarem a saber mais sobre a modalidade, poucos ficam para experimentar a função de árbitro, é pouco motivante toda a conjuntura.

Convido todos a participar neste tema, dando o vosso parecer.

Sem comentários: