terça-feira, 1 de junho de 2010

Classificação e Análise aos árbitros do Quadro A

Terminada a época desportiva de 2009/10 surge a classificação final dos árbitros.
Surgem as alegrias e as desilusões.
As confirmações e sempre aparecem surpresas.
Os critérios de classificação são definidos de início e este ano para além de testes escritos, provas físicas e observações haviam também os testes mensais que cada um tinha que fazer como trabalho de casa. Muitos não ligaram a este item e levaram com fortes penalizações, por isso para o ano já sabem, respondam aos testes acertadamente, tem um mês para o fazer calmamente e com consulta!

Na classificação em 1º lugar aparece Dinis Gorjão, não podemos dizer que seja uma surpresa visto que repete este lugar pela 4ª vez e já passou pelos nacionais, comentava-se que era o candidato melhor colocado e confirmou os seus créditos.
No 2º lugar a surpresa Bruno Vieira. Iniciou jovem, catapultado pelo seu pai Jaime Vieira, e foi ganhando experiência, foi assistente do Gorjão na 3ª e pé ante pé foi firmando a sua posição. Para quem já o viu arbitrar talvez não seja surpresa este lugar.
Em 3º lugar André Baltasar. Iniciou-se nas lides também muito jovem (uma tendência entre quase todos do grupo A) e quando apareceu gerou grandes expectativas pelo valor inato que detinha, no entanto talvez tenha sentido essa pressão extra e ainda não explanou o seu valor completamente, mas o salto para os nacionais será uma questão de tempo.
Em 4º lugar Luís Diogo. Arbitra com à vontade e classe singular, dentro do campo é dos melhores. Falta complementar nos testes escritos onde quem não vai buscar as bonificações fica a ver navios.
Em 5º lugar Ricardo Diogo. Irmão do Luís, primos do Bruno Vieira. O clã Vieira conseguiu meter 3 nos 5 primeiros. Contente deve estar o tio Jaime que pode comemorar com umas loirinhas e uns caracóis. Bom o Ricardo constitui a segunda surpresa. É parecido ao irmão, dentro de campo tem um pouco de mais energia, corre mais, às vezes mais que a bola, acaba o jogo e ainda nem suou. Ganhou confiança nesta época que acabou em crescendo, mas à imagem do irmão também tem que estudar mais!
Em 6º lugar David Tomé. Não podia subir pois desceu o ano passado, fazia esta época a travessia do deserto, nada fácil, faltava motivação. Para o ano é que conta, e será um dos principais candidatos. Já tem maior experiência e traquejo saberá identificar os erros do passado e não os repetirá.
Em 7º lugar David Tripa. Todos os anos tá quase. Quase lá. O que falta? Maior empenho e entrega. Perder uns quilinhos e reservar umas horas para se agarrar aos livros. Já chega de esfregar as mãos a dizer que é para o ano.
Em 8º lugar César Leitão. Uma meia desilusão. Em 2008 foi às provas de acesso como suplente e desde aí tem perdido algum folgo. Com aqueles centímetros todos e passada larga terá que lutar mais e melhor para se afirmar. Que não fique a pensar que ainda é novo e tem tempo. O futuro começa já amanhã.
Em 9º lugar Cristiano Bexiga. O árbitro fashion da Cuba. Tem pinta! Mas como isto não depende só do estilo a manta fica-lhe curta. Ele que não leve a mal, mas pode fazer mais, muito mais! Veja o exemplo do Edgar Gaspar e não se agarre "Ah eu sou pequenino e não me deixam ir lá acima". Deixam! Mas tens que fazer por merecer.
Em 10º lugar Gonçalo Martins. Mas quem é que chamou os Bombeiros? Simpático árbitro do Pedrogão tem afinco na função. Não é dos mais prendados para a função mas tomara muitos serem tão disponíveis e dedicados. Mesmo assim pode sempre fazer melhor. Pode superar-se.
Em 11º lugar Filipe Aurélio. Desilusão e surpresa. Ninguém esperava vê-lo cá por baixo nem merecia. Passou pelo nacional em 2004/05, tinha 21 anos e era jovem. Agora que já vai para os 27 começa a ser tarde para se afirmar. Terá que fazer uma reflexão. Se o valor está lá o que falta para singrar?
Em 12º lugar Dário Dias. Todos dizem que é dos melhores a dirigir um jogo em termos técnicos, mas em termos disciplinares espalha-se ao comprido, não gosta muito de andar a amarelar o pessoal, é o árbitro fixe, tipo Pedro Henriques, só que depois tá lá o mau do observador e pimba.
Em 13º lugar António Guerreiro. Padeiro de profissão no Algarve leva a vida de árbitro com sacrifício. Aquele estilo com gel à Pedro Proença merecia mais tempo disponível. É da boa vaga de árbitros de Ourique que quando apareceram prometeram, mas o Guerreiro terá que se empenhar mais, ninguém gosta de ser o lanterna vermelha.

Em jeito de conclusão resta dizer que este Grupo A será aumentado na próxima época com Rúben Rochinha, Edgar Ramos, Luís Martins e Ana Gonçalves.  

5 comentários:

Anónimo disse...

A luta para o ano resume se a 3 arbitros, baltazar, tomé e aurélio

Anónimo disse...

Excelente prestação de todos os árbitros, inclusive os do quadro B, que apesar de não puderem subir são também importantes para a arbitragem do nosso distrito. Pelos anos que tenho passado na AFB, é grande a subida que temos não só em termos de número como em termos de qualidade, dos nossos árbitros e isso tende a aumentar, o que é de facto gratificante. Agora resta esperar que no dia 12 de Junho, Beja consiga colocar mais 2 arbitros na 3ª Divisão.

Um abraço a todos

Anónimo disse...

Excelente análise ás classificações dos árbitros.
Assino por baixo.
Parabéns ao clâ Vieira. Jaime Vieira indicou-lhes o caminho, eles com mais ou menos desvios estão a cumpri-lo, mas agora que necessitam de caminhar sózinhos estão a fazê-lo, e bem. Como prova, ficam as excelentes arbitragens do Luis e do Bruno nas finais das Taças de Distrito, de Séniores e Juniores respectivamente. A cereja no topo do bolo seria no dia 12 o Bruno alcançar os Quadros Nacionais. Estou a torcer por isso.
Dinis Gorjão têm agora nova oportunidade para mostrar o seu valor, mais maduro e muito mais experiente. Ele sabe que quando subiu, apesar de lhe reconhecer valor para lá estar, achava que era muito cedo e pouca experiência, agora não tenho dúvidas que chegará longe, assim ele queira e se consiga manter no trilho.
Uma palavra para aqueles que não conseguiram atingir os seus objectivos, não desistam, o mundo não acaba aqui.
No dia 3 em Aljustrel espero que seja uma excelente festa de encerramento de época e como é habitual espero fazer o golo da vitória.
Um abraço a todos e parabéns ao autor da análise das classificações.

Anónimo disse...

baltazar, tome e aurelio???hehehe é de rir filipe aurelio td bem os outros so se for no tennis hehehe

Anónimo disse...

e tu nem aí...eheheh