terça-feira, 8 de junho de 2010

Classificação e Análise aos árbitros do Quadro B

Quadro ou Grupo B da 1ª Divisão é para aqueles elementos com mais de 32 anos que já não podem aspirar a promoções ou então aqueles que provêm da 2ª Divisão e que fazem aqui uma espécie de estágio.
É portanto um grupo composto pelos veteranos do apito. Homens com muitos anos e jogos no currículo que fruto da sua paixão continuam em actividade pelos simples gosto de estarem inseridos no futebol.
Em 1º lugar aparece Rúben Rochinha, um dos jovens que para o ano passará para o Quadro A. O "pepe rápido" que só sabe sprintar é um dos muitos árbitros oriundos de Aldeia dos Fernandes, já foi lançado em alguns jogos importantes esta temporada e para o ano poderá confirmar o seu salto qualitativo.
Em 2º lugar João Lagoas, já o queriam mandar para a reforma e eis que dá um grito de ipiranga "ainda sou capaz de fazer mais umas épocas" dirá ele.
Em 3º lugar Aurélio Arsénio. Começou já tarde, daqui não passa, mas tem brio como poucos, um exemplo.
Em 4º lugar Silvério Albino, o cicerone dos jovens de Ourique, está lá para ajudar os mais jovens e é importante a sua tarefa.
Em 5º lugar Luís Lameira, depois de 15 épocas nos nacionais onde atingiu o topo, arbitrar é um vício que se entranha e deixar de um momento para o outro custa, daí que se queira manter em forma e faz bem.
Em 6º lugar Paulo Raposo, depois de uma dieta rigorosa e de ter subido à 1ª ganhou ânimo e motivação, também já não entrou com idade de sonhos neste mundo mas gosta disto e todos gostam dele, é o Paulinho que é boa onda.
Em 7º lugar Rui Sesifredo, o bonacheirão de Aljustrel, se alguém é o tass bem é ele. Descontraído, stress's não são com ele, vai cumprindo como assistente do nacional, já ajudou Canário a chegar à 2ª, agora apoia o Constantino.
Em 8º lugar José Tomé. O primo Zé lá continua no seu espírito de trabalho formiga lá vai levando a água ao seu moinho, tomara muitos terem este espírito.
Em 9º lugar Luís Cesário. Já na ponta final da sua carreira atinge o topo que talvez nem sonhasse, é assistente de Marco Trombinhas na 2ª, o que não é para todos. Tem traquejo e sabe o que faz.
Em 10º lugar Luís Martins. Vinha de um 1º lugar na 2ª Divisão e sobre ele recaiam algumas expectativas por ser um supra sumo nas leis, poderia ter feito melhor, mas não há que desanimar, para o ano no Quadro A tem que galgar terreno.
Em 11º lugar Vítor Rocha. É um assistente capaz e de valor, o seu objectivo terá que ser ajudar alguém a chegar aos nacionais e depois acompanhá-lo. Tem andado nessa tarefa a ajudar Tripa mas ainda não foi este ano.
Em 12º lugar Edgar Ramos. Trouxe de novo a arbitragem até Serpa. Bombeiro e antigo massagista é com espírito de voluntário que se associa à causa. Sabe de futebol e tem margem de progressão, mas a vida não é só venha a nós, também ele tem que trabalhar mais.
Em 13º lugar Joaquim Serpa. Perto dos 48 anos terá feito a sua última temporada, ele que é o mais antigo árbitro no distrital em actividade. Já tem sucessor, o seu filho Miguel.
Em 14º lugar António Fernandes. O carteiro de Aljustrel é com Sesifredo e Nilha dos últimos dos moicanos da mina. Outros tempos e eram dezenas de árbitros daquelas paragens, hoje em dia ninguém aparece. Fernandes mantém o gosto e a forma física e continua a ser útil.
Em 15º lugar António Bernardino. O General da Vidigueira assim lhe chamam. Ele é um bom companheiro, já andou algumas épocas pelos nacionais, espreita ainda a oportunidade de voltar. Carrega consigo experiência e alguém que a aproveite.
Em 16º lugar Ana Gonçalves. Uma senhora no meio de homens. Rasgou com preconceitos e ai vai ela varina a demonstrar que as mulheres também sabem.
Em 17º lugar Luís Ralha. Depois de muitos anos no nacional com Manuel Costa, Trombinhas e Lameira o tombo no regional não é fácil. Aliou-se ao Filipe Aurélio na busca de um lugar ao sol, mas em 2 épocas nada feito, tem talento que às vezes desperdiça quando ferve. Que a idade lhe traga serenidade.
Em 18º lugar Vítor Cardeira. Já com 48 anos despede-se do apito. Ascendeu à 1ª categoria aos 45 anos já no culminar da carreira e assim acaba com esse gostinho especial.
Em 19º lugar Manuel Santos. De Vila Nova de São Bento, eterna aldeia, vem o Manuel. Subiu há 2 anos pela 2ª vez à 1ª e pode agora descer. Terá forças para continuar? Cremos que sim, até aos 48 anos ainda lhe faltam 3 ou 4 épocas e quem gosta gosta sempre!

Sem classificação ficaram Jorge Fragoso e João Carlos Jacinto.

Sem comentários: