terça-feira, 19 de outubro de 2010

O futsal no Alentejo

*por Fernando Pratas - Diario do Alentejo

Trata-se, é um facto, de um desporto ainda muito recente. Dotado de umas certas características que não facilitam muito a sua evolução, permitindo que assuma tanta popularidade quanta o seu irmão mais velho um dia, há muito anos já, veio a alcançar.
Começou, muito serodiamente, como "futebol de salão" e teve ainda os seus momentos de que a coisa poderia vir a pegar; certas exigências, porém, como pavilhões disponíveis para uma prática desportiva mais regular, arrefeceu-lhes um pouco a expansão e popularidade.
Com o apoio dos grandes clubes, quer a nível nacional, quer mesmo internacional, o já conhecido e simpático desporto assume hoje funções muito importantes no areópago nacional e não só.
Imagine-se ainda que forçou o seu nome a uma uma mistura das duas palavras que lhe constituíam o original, "futebol de salão", aparecendo-nos agora com um "futsal" que caiu no gosto.
E a verdade é que no Baixo Alentejo, quando tudo fazia admitir que tão movimentado desporto ia "pegar", o futsal sofreu um retrocesso e, ao que parece... parou!
Já pelo Alto Alentejo, o futsal caiu de estaca... e pegou. A ponto, verdade se diga, de a Associação de Futebol de Évora se ver forçada a instituir dois escalões (divisão de honra e primeira divisão), o que diz bem do muito interesse que este animado desporto está a despertar no distrito de Évora. 

1 comentário:

Sik disse...

Este artigo não corresponde à verdade no que diz respeito ao Futsal no distrito de Évora. No escalão de séniores masculinos só existe uma divisão com apenas dez equipas. É verdade que depois existe competição em todos os outros escalões, desde Escolas a Futsal feminino.