segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Entorse do Tornozelo - Prevenção e Tratamento

Retirado de http://www.gdcalvito.pt/, Por Paulo Tito - Enfermeiro das equipas de Futebol do GDC Alvito

As entorses do tornozelo constituem das lesões desportivas mais comuns no futebol, sendo entendidas como uma rotura dos ligamentos (o tecido elástico resistente que liga os ossos entre si). Costumam ocorrer quando o pé roda para fora, fazendo com que a planta do pé fique virada para o outro pé, sendo a mais comum a entorse externa, em grande parte devido à anatomia óssea. Como principais factores de risco temos os ligamentos frouxos no tornozelo, músculos fracos, as lesões dos nervos da perna, o terreno em mau estado e condições do calçado (por exemplo pitons das botas gastos), constituindo um aumento do risco de entorse.
A gravidade da entorse depende do grau de estiramento ou de rotura dos ligamentos. Numa entorse ligeira (grau 1), os ligamentos podem estirar-se, mas de facto não se dilaceram, não costuma doer ou inchar em demasia, contudo, uma torção ligeira aumenta o risco de uma lesão recorrente. Numa entorse moderada (grau 2), os ligamentos rompem-se parcialmente. A inflamação e os hematomas são frequentes. Em geral, é dolorosa e torna-se difícil andar. Na entorse grave (grau 3), os ligamentos dilaceram-se completamente, causando inchaço e por vezes hemorragia sob a pele e fractura óssea.
O tratamento depende da gravidade da entorse. Em geral, as torções ligeiras tratam-se envolvendo o tornozelo e o pé com uma ligadura elástica, aplicação de gelo na zona, elevando o tornozelo(método RICE), à medida que os ligamentos se curam, aumenta-se de forma gradual o número de exercícios de elasticidade e reforço muscular. Nas entorses moderadas usa-se habitualmente um apoio/tala de gesso que imobiliza a parte inferior da perna. Nas lesões graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, mas existe controvérsia sobre este tipo de cirurgia, pois a reconstrução cirúrgica não é mais eficaz que o tratamento sem cirurgia. Numa fase posterior é necessário elaborar um plano de tratamentos por forma restabelecer o movimento, fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio e resposta neuro-muscular, antes de voltar à actividade desportiva.
Os atletas cujos tornozelos se torcem com facilidade, o melhor tratamento é a prevenção, pois podem evitar as lesões a fazendo sempre um bom aquecimento e acima de tudo utilizando ligaduras funcionais/pés elásticos, sendo ainda fundamental a minimização dos factores de risco.

Sem comentários: