quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Entrevista a Adão Henriques

Arbitragem de Futebol e Futsal - Quem é senhor Adão Henriques por detrás do equipamento de árbitro. Apresente-se
Adão Henriques -  O Adão é um jovem bastante simples, que adora a arbitragem e todo o Mundo do Futebol/Futsal. Tenho 24 anos, sou neste momento o árbitro mais jovem dos quadros da Federação Portuguesa de Futebol. Para além disso sou uma pessoa que se relaciona bem com todas as pessoas e sou simpático.

AFF - Foi promovido há um ano atrás aos nacionais de futsal. A classificação correspondeu às suas expectativas?
AH -  Quanto a minha classificação, penso que não foi a esperada visto que na minha opinião fiz uma excelente época, grandes jogos, boas prestações. Foi pena ter penalizado numa das provas físicas que realizei no meio da época, não estava bem preparado e paguei caro por isso, fui penalizado em 0,4 pontos o que me atirou do 20 lugar para 41. Mas o importante foi a experiencia que ganhei, a motivação aumentou e certamente não voltará a acontecer visto ter aprendido com a lição!

AFF - Que meta se propõe a atingir enquanto árbitro? Será possível uma promoção?
AH - Enquanto árbitro e apaixonado pelo Futsal, os sonhos são sempre muitos. Penso que tenho algumas qualidades, o que me pode ajudar a pensar bem mais alto, mas de momento, quero ganhar experiencia com quem sabe, quero aumentar as minhas qualidades, e dignificar ao máximo a AFBeja, a FPF, a classe da Arbitragem e os meus Colegas que trabalham comigo.

AFF - Considera estar a arbitragem distrital de boa saúde?
AH -  Na minha opinião a arbitragem a nível distrital tem qualidade, já assisti a jogos onde claramente a equipa de arbitragem é a melhor em campo, também já assisti o inverso. Mas acredito no valor de todos nos. O dirigismo da arbitragem também é bastante importante, motiva e cria uma auto confiança enorme, se este for menos bom, a “rendimento” dos árbitros penso que também será afectado.

AFF - Concorda com a introdução das novas tecnologias no futebol para evitar alguns erros dos árbitros?
AH - Eu não concordo, penso que o Futebol é feito de polémicas, de casos, de análises. Com as novas tecnologias e sem os erros de análise dos árbitros, acho que o Futebol deixava de ter o seu brilho, a sua discussão... mas por outro lado, as equipas são muitas vezes prejudicadas por uma má interpretação da equipa de arbitragem, o que não é justo. É um tema deveras complicado, com varias opiniões.

Muito Obrigado pelo convite, deixo um grande abraço a todos os leitores deste blogue, e desejo a todos os árbitros uma excelente época 2010/2011!

1 comentário:

JS disse...

Adão. Mais esforço, dedicação e empenho. Acredita miudo e chegas lá acima!