sábado, 12 de junho de 2010

Festa de Encerramento do CA da AFB em Aljustrel

Decorreu na passada 5ªFeira em Aljustrel a Festa de Encerramento do Conselho de Arbitragem da A.F.Beja. O dia foi preenchido e animado e iniciou-se com uma "jogatana" de futebol no sintético do Estádio Municipal, arbitrado por Albano Fialho. O resultado é o que menos interessa, mas houve claro alguns bons momentos futebolísticos.
Seguiu-se o habitual balanço da época onde se enumeraram as acções realizadas e os frutos daí recolhidos.
Depois do almoço houve debate.
Convidados de renome compareceram como Lucílio Baptista, Árbitro Internacional que agora termina a carreira, e Antonino Silva, vogal da Comissão de Arbitragem da LPFP. Juntaram-se à conversa Albano Fialho e José Soeiro, o Dr. Nélson Brito - Presidente da Câmara Municipal local, com Carlos Pinto, jornalista da Rádio Castrense e Correio Alentejo a moderar.
O tema central era O Futuro da Arbitragem Distrital, que foi aprofundado e bem fundamentado. Outros assuntos vieram à baila como a profissionalização do sector, cabimento fiscal, ligação entre Conselho de Arbitragem da FPF e Comissão de Arbitragem da LPFP, Regulamento de Arbitragem, Projectos da Arbitragem desde a base até ao topo, etc.
Muitas perguntas foram colocadas aos convidados e pode-se considerar o dia bem pragmático. Foi uma delícia para os jovens ter alguém como Lucílio Baptista connosco, e saber quem era o senhor que existia por detrás do apito. Daí todos terem ficado satisfeitos por este brilharete do Conselho de Arbitragem em todos os anos trazer figuras de renome até nós para podermos aprender com quem melhor sabe.
Depois foram entregues os prémios aos melhores classificados da época, aos que terminaram o curso de árbitro, foi homenageado o antigo árbitro Manuel Moreira, Lucílio Baptista e também o Dr. Nélson Brito, homem da casa, teve direito a um presente de Lucílio e Antonino.
O dia terminou com a inauguração da sede do Núcleo de Árbitros Francisco Pacheco.
Mais fotos do dia brevemente disponíveis, gentilmente cedidas pelo Conselho de Arbitragem da AFB.

Sem comentários: