quinta-feira, 10 de junho de 2010

Árbitro com muita história para contar …

O ex-árbitro argentino Horacio Elizondo, que apitou o jogo de abertura e a final do Mundial na Alemanha em 2006, lançou uma autobiografia denominada “Um homem justo”, publicada gratuitamente no site da editora “Al Arco”.
A obra foi escrita pelo jornalista Marcelo Maller e conta a vida de Elizondo desde sua infância, quando trabalhava como vendedor de jornais, até o momento em que expulsou Zidane por agredir Materazzi durante a decisão do Mundial entre Itália e França.
Sobre este caso, o livro deixa claro que Elizondo não viu a cabeçada que Zidane deu no peito de Materazzi, e que o espanhol Luis Medina Cantalejo, quarto árbitro, foi a principal testemunha do facto.
O ex-árbitro argentino também admitiu que jogar golfe o ajudou muito na sua tarefa. – "O golfe me trouxe muitos benefícios, como ficar atento e concentrado durante muito tempo" – garante.
- "É um desporto que necessita de potência e precisão, e que te ensina a diminuir a ansiedade. É um jogo que dura horas e te faz trabalhar com a pressão, o controle do equilíbrio e as emoções de uma competição. Isso me convenceu para trazê-los ao campo" – acrescenta.
O prestígio de Elizondo no futebol argentino foi impulsionado por ele ter abandonado a arbitragem pouco tempo depois do Mundial 2006.
Na Copa da África do Sul, o ex-árbitro participará como instrutor do Programa de Assistência à Arbitragem (RAP) da Fifa.

Sem comentários: