quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entrevista a Ana Gonçalves

AFF - Quem é o Ana por detrás do apito. De uma maneira geral diga-nos quem é.
Ana Gonçalves - A Ana tem 29 anos, mora numa localidade perto de Beja. A Ana é uma pessoa humilde, sincera, amiga do seu amigo, e uma pessoa calma.

AFF - Foi jovem que se iniciou nas lides da arbitragem, sendo uma amante do futebol foi decisão sua ser árbitro ou alguém a influenciou?
A.G. - Foi uma decisão minha, uma vez que desde muito pequena que costumava ir assistir a jogos de futebol com o meu pai, e desde ai que eu comecei a gostar da modalidade. Como frisa na pergunta eu comecei a apitar jogos com 22 anos já não era assim tão jovem.

AFF - Teve um percurso demorado na arbitragem desde a 2ª Categoria Distrital até chegar à 1ª Distrital. Sentiu-se desmotivada por ser uma mulher no meio de homens?
A.G. - O meu percurso foi demorado desde a 2ª distrital á 1ª distrital, foi por opção. Nesta minha caminhada eu aprendi bastante com pessoas extraordinárias que me receberam de braços abertos a quando da minha chegada a causa da arbitragem. Não me senti desmotivada por ser mulher no meio dos homens, mas por vezes pensava e penso que ainda há algum preconceito em relação a nós mulheres.

AFF - Foi pela 1ª vez às provas de acesso e as coisas correram pelo melhor. Que ilações ou experiência retira desta prestação.
A.G. - Foi uma experiência única, foi uma experiência bastante gratificante, onde conheci pessoas de diversas associações, foi uma experiencia que não vou esquecer, também lhe posso dizer que não foi fácil chegar até aqui, foi até muito difícil, pois como todos sabem a minha preparação física não era a melhor, mas com empenho, dedicação à causa da arbitragem, e com a ajuda de algumas pessoas que acreditaram em mim, eu dei tudo de mim para que essas pessoas não ficassem desiludidas comigo.

AFF - Na próxima temporada irá talvez pela primeira vez arbitrar competição feminina, já que na A.F.Beja não existe. Está preparada para o salto qualitativo do Quadro Nacional?
A.G. -  É claro que estou preparada, mas tenho que continuar a trabalhar, como tenho trabalhado até aqui, pois sem trabalho nada se faz, pois quero que as pessoas que acreditaram em mim, continuem a acreditar, pois é a essas pessoas que devo todo o meu empenho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Essa mulher, vestida com roupa de arbitro, anda por ai a cantar de galo,"eu subi, eu subi",quando na realidade isso não é certo, porque sobem 3 e ela ficou em 6 ou 7lugar, a humildade é algo raro hoje em dia!deixa sair o quadro de arbitros e depois logo cantas de galo, se realmente subires.
Saudações desportivas

Anónimo disse...

Se voçê tivesse visto as noticias anterires, e so para o informar que sobem 6 directas e nao 3 como voçê refere. Informe-se e depois logo fala.Deixem a rapariga respirar, e só atacar.
A dor de cotovelo e inorme, e custa muito.