quinta-feira, 20 de maio de 2010

FIFA altera regra da «paradinha» já no Mundial

O International Board da FIFA reuniu esta terça-feira para analisar algumas questões relacionadas com a arbitragem. Um dos temas que esteve em cima da mesa foi a experiência efectuada com os árbitros de baliza.
A FIFA ainda não tem uma opinião formada sobre a utilidade dos mesmos e, como tal, prolongou a fase de experiência por mais dois anos. Assim, as federações e organizações que entendam ter meios para colocar em acção estes juízes poderão fazê-lo.
Uma alteração a entrar em vigor a partir de 1 de Junho (abarca, portanto, o Mundial) prende-se com a regra da «paradinha». O tema tem estado na moda recentemente e a FIFA decidiu colocar um travão. A partir de agora passa a ser permitido enganar o guarda-redes durante a corrida, mas não no momento do remate. Ou seja, um jogador poderá parar a corrida quando quiser, mas não poderá simular um remate. Se o fizer deverá ser punido com cartão amarelo. Recorde-se que, até ao momento, só não era permitido que um jogador passasse o pé por cima da bola quando simulava o remate.
A FIFA aumentou, também, os poderes do quarto árbitro. Noutra regra que entrará em vigor no Mundial, o quatro árbitro poderá intervir directamente no jogo, se assim o entender. Até ao momentos, as funções deste juiz restringiam-se a controlar as áreas técnicas, realizar as substituições e dar informações sobre a partida.

Sem comentários: